← Back to portfolio

'Esperar também é uma arte'

por Julio Salles

Alexandre Carvalho é um entusiasta das artes. Aluno do 5º período do curso de Letras da UFRJ, o rapaz de 20 anos divide seu tempo entre as aulas, ensaios de guitarra e o amor pela literatura. Obstinado a trabalhar no ramo artístico, passa seus dias escrevendo peças de teatro e contos. Sonhos parecidos com os de tantos jovens de sua idade, mas uma escolha o destaca entre outros: a da abstinência sexual.

Passeando pelos corredores da Primeira Igreja Batista de Madureira, no bairro homônimo do subúrbio do Rio de Janeiro, Alexandre explica que a decisão veio de forma natural em sua vida. 

“Desde novo frequento esta igreja. Por volta dos 14 anos percebi que Deus era algo maior do que pensava, mais do que religião, então decidi esperar”, explica. 

A iniciativa não é novidade na comunidade cristã. Criada em 2011 pelo pastor Nelson Junior, a campanha Eu Escolhi Esperar, que soma mais de 7 milhões de seguidores em suas redes sociais, incentiva solteiros cristãos a adiarem o início da vida sexual até o matrimônio 

“A vontade e o tesão existem, isso é um fato, então toda ajuda é bem-vinda. Só de abraçar minha ex-namorada eu já sentia um estalo. Terminamos por divergências de ideias, mas ela também era cristã e compartilhava do desejo de esperar. Deus me ajudou muito ao longo dos quatro anos desse namoro”, diz Alexandre. 

Segundo o rapaz, a arte também é fundamental para resistir. Alexandre toca guitarra no grupo de louvor da igreja e preside o Ministério de Teatro, onde promove peças. 

“A arte nos dá foco, nos une. A alegria que sentimos é maior que os desafios, não somos 'coitadinhos'. A abstinência não é feita por obrigação, mas sim por amor. Deus não proíbe o sexo, apenas pede para esperarmos pelo casamento. É como se nos dissesse ‘Vai ser maravilhoso, segura esse fogo!’", diz. 

“Vai ter que mandar outro dilúvio para apagar esse fogo”, diz Nathan, um dos músicos do grupo de louvor que acompanhava a entrevista. Sorrindo, Alexandre rebate: “Não tem problema, esperar também é uma arte.”

0 Comments Add a Comment?

Add a comment
You can use markdown for links, quotes, bold, italics and lists. View a guide to Markdown
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply. You will need to verify your email to approve this comment. All comments are subject to moderation.

Subscribe to get sent a digest of new articles by Julio Salles

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.